---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Museu Comunitário

Publicado em 15/05/2014 às 13:48 - Atualizado em 13/11/2017 às 11:05

MUSEU COMUNITÁRIO ALMIRO THEOBALDO MULLER DE ITAPIRANGA

O Museu Comunitário Almiro Theobaldo Muller de Itapiranga é uma instituição Pública, mantida pela Prefeitura Municipal, sem fins lucrativos. Sua criação foi por meio de Decreto lei nº 837 de 05/03/1979, sua fundação foi em 10 de janeiro de  1979, pelo Conselho Comunitário de Itapiranga. Os estatutos desde conselho estão registrados em Cartório sob Nº A-1 em 09 de agosto de 1978. os presentes do referido ato foram: arqueólogo e padre João Alfredo Rohr, representante do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional -  IPHAN, prefeito Municipal e presidente do Conselho Comunitário, Sr Ottmar José Schneiders. A primeira sede do museu foi numa sala da antiga casa Canônica, na rua da Matriz em sala de 3,5m X 3,5m,  no entanto em agosto do mesmo ano, devido ao espaço reduzido, os objetos foram transferidos para uma sala do Colégio Integrado- FUNEI.  
A conscientização para doação das peças e objetos era de responsabilidade do Conselho Comunitário criado no ato da fundação, uma vez que as pesquisas e escavações realizadas em 1967 em Itapiranga pelo Padre Rohr e sua equipe revelaram uma grande riqueza cultural existente nos Sambaquis e Sítios Arqueológicos encontrados aos longo dos mananciais de água. Sabe-se que muitos dos objetos encontrados nos sítios de  Itapiranga, estão hoje nos museus da Europa, Paris e Florianópolis.  Houve um período de estagnação dos trabalhos do Museu- 1975 a 1990, onde não existiu mais pessoa responsável pelo Museu e conseqüentemente o  Conselho Comunitário ficou desativado, isso foi constado em 1990, quando da remoção do acervo do Museu das dependências da Funei para a sede própria construída no Jardim Bela Vista, na SC 472,  sendo  inaugurado em 1991, num espaço físico de 270m², funcionando até hoje. 
Desde os primórdios da criação do Museu, até os tempos atuais, percebemos muitas mudanças em relação á Administração Municipal e o trabalho realizado com as pessoas ligadas ao museu, pois o mesmo está diretamente ligado à Administração Municipal, portanto nada  se faz ou consegue sem o seu consentimento, havendo épocas e administrações onde nosso museu ficou praticamente abandonado, bem como consideravam-no depósito de objetos e trabalhava no museu quem não servia para outro setor, sendo que a cada administração municipal, muda a administração do mesmo.
A finalidade do museu é proporcionar a sociedade em geral, o acesso a cultura do Município, bem como viabilizar um espaço de conhecimentos estudo, tendo como público alvo a comunidade regional.
O acervo museológico é composto por 200 peças distrubuídas em: ,urnas funerárias, líticos, instrumentos de trabalho e fragmentos humanos, O acervo de colonização, instrumentos de trabalho( prensa de cana, foice, carroça, machado e outros). Reprodução de cenário: típico quarto e cozinha do período de colonização. Os programas são de catalogação, preservação e restauração com objetos que estão inseridos no perfil do museu. Atende-se visitas agendadas de: grupos escolares, bem como de pesquisa e atendimento diário de visitas espontâneas.
As potencialidades do museu são: o acervo significativo e sua diversidade, boa articulação com a comunidade.

 

Horário de Atendimento:
Segunda à sexta das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h

Atendimento em horários especiais com agendamento pelo fone:
49-3677 0423